Como organizar uma festa infantil

Como organizar uma festa infantil é uma dúvida comum as mães e pais que desejam realizar o desejo dos seus filhos, afinal a festinha de aniversário é um momento muito esperado pelos pequenos e para que você mamãe evite maiores dores de cabeça na hora da organização da festa infantil, fique atenta aos detalhes e principalmente faça um planejamento e siga-o!

Pois mesmo que você contrate um buffet e outros serviços para a festa do seu filho, não pense que você não precisará se preocupar com a organização, pelo contrário, você precisa entender como organizar uma festa infantil, pois esse conhecimento é indispensável até mesmo para você cobrar devidamente os fornecedores contratados para sua festa.

Para te ajudar nessa etapa, selecionamos 10 dicas fundamentais de como organizar uma festa infantil.

10 dicas sobre como organizar uma festa infantil:

1 – Defina a data
Pode parecer óbvio, mas muita gente começa a pensar até nas lembrancinhas da festa, sem antes ter a data do evento definida, e para contratar qualquer serviço você precisará já ter a data definida. Observe se cai o dia mesmo do aniverário cai em dia de semana, o que pode dificultar a vinda de alguns convidados, se você fará no final de semana, ou se é possível fazer em uma véspera de feriado, o que pode te ajudar a economizar na contrataçaõ de alguns serviços, até mesmo o buffet.

2 – Horário

É importante definir também se a festinha será diurna ou noturna, se seu filho á ainda pequeno, é bom evitar a festa no horário que ele costuma tirar a sonequinha do dia e também fazer a festa muito tarde, o que pode cansar a criança e ela acabar dormindo no meio da festa. Se sua festa for em dia de semana ou véspera de feriado, também é imprtante se atentar ao horário que a maioria dos convidados poderá chegar, pois será um dia de trabalho normal para a maioria deles, o que pode ocasionar atrasos na chegada.

3 – Escolher o local

Tendo a data e o horário em mãos é hora de escolher o local e a dica aqui é: pesquise, pesquise e pesquise. Existem buffets de vários tamanhos, preços e disposições diferentes, analise o que mais se adequa a sua necessidade e desejo, muitos buffets possuem ambientes com brinquedos bem separados do local onde ficam os convidados e
isso pode ser bom se seu filho já for maiorzinho e você prefere que os adultos fiquem em um ambiente mais privado ou pode ser ruim se você tem filhos pequenos ou até
mesmo se boa parte dos seus convidados tem filhos pequenos, porque aí fica difícil de acompanhar onde a ccriança está, neste caso é melhor um buffet que tenha um ambiente contínuo, onde da mesa os convidados consigam ver as crianças.
Você também pode alugar um salão de festas e contratar cada fornecedor separadamente, dá mais trabalho, mas também a festa fica muito mais personalizada. Agora cabe
à você fazer as contas e analisar se contratando tudo separadamente vai realmente te gerar uma economia ou se ficar quase o mesmo preço do buffet, pode valer mais a
pena alugar um espaço que já te fornece muitos serviços e evitar um trabalho maior.

4 – Escolha o tema da festa

Se seu filho já é maiorzinho, inclua as preferências dele nessa definição e escolha junto com ele, afinal de contas, tudo está sendo preparado para ele. Decore com algo que ele realmente gosta, com cores e personagens preferidos.
Agora se é a festa de 1 ano do seu filho, a escolha fica mais por sua conta mesmo, então você pode explorar os temas mais generalizados como: flores, cores, carrinhos, ursinhos, fazendinha, safari, futebol, fundo do mar, passarinhos e por aí vai.


Veja aqui algumas sugestões:

como organizar uma festa infantil
como organizar uma festa infantil

5 – Decoração

Agora que você já escolheu o tema, já definiu muitas coisas importantes e está mais segura sobre como organizar uma festa infantil é hora de partir para a decoração.
Se você optou por fazer a festa em um buffet, normalmente eles já fornecem a decoração da mesa principal dentro do tema que você escolheu, aí fica mais fácil, pois você terá que se preocupar agora com detalhes como centro de mesa dos convidados, mesa de guloseimas, as paredes do salão, que normalmente não estão incluídas no pacote do buffet, ou você pode também optar por fazer uma decoração mais simples e deixar toda a atenção para a mesa do bolo.

Agora se você optou por contratar os serviços separadamente, terá um pouco mais de trabalho nesta parte, mas vale à pena, pois é uma parte bem divertida na preparação e organização da festa infantil.

Veja aqui algumas sugestões de mesa mais modernas:

como organizar uma festa infantil mesa
como organizar uma festa infantil mesa menino
como organizar uma festa infantil mesa menina

6 – Lugarzinho das brincadeiras

Mesmo que você tenha contratado um buffet que já possua brinquedos, se seus filhos ou os filhos dos convidados forem, em sua maioria, pequenos e bebês, pense em um espaço com graminha sintética ou tapetinhos antiderrapantes onde possam ser colocados brinquedinhos apropriados para esta faixa etária.
Se você contratou tudo separadamente, preste bastante atenção na escolhad o forncedor onde você vai locar os brinquedos, aqui vale pensar não só no preço, mas principalmente na segurança, verifique as condições dos brinquedos alugados para que você não tenha nenhuma surpresa desagradávevl neste sentido.

7 – Cardápio

As comidinhas, salgadinhos e guloseimas da festa são tão importantes quanto a escolha do bolo. Pois são eles que seus convidados vão saborear, então, quando for contratar seu fornecedor experimente primeiro para ter a certeza de estar oferecendo algo realmente gostoso para os seus convidados.
Aqui também vale pensar nos docinhos decorados com o tema da festa, pois além de deliciosos eles dão um charme todo especial a decoração da mesa principal da festa.

8 – Brincadeiras

Aqui começa a parte de diversão e entretenimento da festa, na hora que você está pensando sobre como organizar uma festa infantil, muitas vezes acaba esquecendo dessa parte, que é essencial para a festa, pois mesmo já tendo os brinquedos, as crianças sempre gostam de ter atividades diferentes durante a festa, então aqui você pode pensar na contratação de personagens relacionados ao tema da festa, equipe de recreação, que já serão encarregados de fazer brincadeiras com as crianças.
Agora se você acha que os brinquedos já serão diversão suficiente para distrair as crianças durante toda a festa, não se esqueça dos adultos!

É normal na organização da festa infantil nos preocuparmos apenas com a diversão das crianças, mas os adultos também estarão lá e é importante ter algum entretenimento voltado para eles.

Neste caso é interessante você pensar na contratação de um totem ou uma cabine de fotos. O legal deste tipo de equipamento é que ele não diverte somente os adultos, mas as crianças, idosos, ou seja, pessoas de todas as idades podem aproveitar. Seus convidados vão usar acessórios divertidos e tirar quantas fotos quiserem em poses variadas, o que com certeza vai garantir muitas risadas e interação entre todos. E além disso, alugando um totem ou uma cabine de fotos você também já garante a
lembrancinha da festa
, podendo economizar em outras coisas. E é uma lembrancinha que ninguém vai descartar ao final da festa, afinal quem não gosta de guardar fotografias, não é mesmo?

Veja aqui alguns modelos de totem e cabine fotográfica disponíveis:

9 – Lembrancinhas

Como falado no item anterior, se você optou por contratar uma cabine ou totem fotográficos, já garantiu uma excelente lembrancinha para os seus convidados. Mas se você deseja ter variedade de lembrancinhas pode apostar nos objetos personalizados, com nome do aniversariante, que também servem para enfeitar a mesa principal e será entregue aos convidados no final da festa.
As possibilidades são muitas, o importante aqui é que a lembrancinha é uma forma muito bonita de agradecer a presença do seu convidado e você entrega a eles uma recordação especial, se optou pela foto lembrança será mais especial ainda, pois será uma recordação que não vai se deteriorar com o tempo.

Modelos de foto lembrança personalizados no totem fotográfico:


Fica lindo demais 😍😍😍

10 – Convite

Agora que tudo foi definido, é hora de convidar as pessoas para o grande dia. Hoje em dia é muito comum enviar convites pelo whatsapp, então veja se o buffet que você contratou já te oferece esta facilidade, ou então faça um arte bem bonita dentro do tema da festa para que você possa enviar para todos, mas não esqueça de entregar também os convites impressos, pois sempre tem aqueles convidados que preferem assim e mesmo que o convite seja virtual, não esqueça de confirmar a presença de todos e entregue os convites com pelo menos 3 semanas de antecedência.

Tudo pronto?

Agora que você já aprendeu como organizar uma festa infantil e está tudo pronto é hora de aproveitar! Não deixe que as preocupações com os preparativos roubem esse momento de você, curta, divirta-se, brinque, agora é o momento! Seja feliz!

1 menção

  1. […] possível. Embora a festa infantil geralmente seja mais simples que um casamento, por exemplo, a organização dela também é fundamental. Assim, você evita dores de cabeça e extrai o melhor possível dos serviços que você está […]

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.